+ 55 11 2371.3684

Uma dúvida muito comum quando te pedem o logo da sua empresa vetorizado é: como saber se meu logo está vetorizado? Antes é preciso saber que existem dois tipos principais de imagens: bitmaps e vetores.

O que são bitmaps?

São as imagens mais comuns e são compostos de pixels coloridos. Pixels são definidos como pequenos quadrados, de diferentes cores que, uma vez juntos, formam uma imagem. Os tipos mais comuns de bitmaps são JPG, GIF, PNG e BMP. São os arquivos que se utilizam para fotografias e várias imagens na internet.

A imagem acima é a fotografia original em 100% de zoom, é possível perceber na imagem da direita que ao aplicar um alto nível de zoom a fotografia começa a ficar “quadriculada”, esses são os pixels da imagem, ou se seja, esta imagem é um bitmap. Fazendo a mesma coisa com um arquivo bitmap (JPG) do logo da Promoaxis é possível notar o mesmo efeito de “quadriculado”.

O que são vetores?

Os gráficos vetoriais não são construídos por pixels como os bitmaps, eles são formados através de expressões matemáticas que produzem linhas, curvas e formas preenchidas. Esses arquivos são geralmente criados em arquivos como Adobe Illustrator ou Corel Draw, e seus tipos mais comuns são AI, CDR e EPS.

Fazendo o mesmo processo dos exemplos acima, aplicando zoom no arquivo, é possível notar a diferença no logo em EPS que ao sem aplicado zoom não apresenta o “quadriculado” das imagens acima, isto porque ele é um arquivo vetorial.

Como saber se meu logo está vetorizado?

Como vimos acima é bem simples saber, basta aplicar um nível alto de zoom no arquivo. Se a imagem ficar nítida é um vetor, se ficar quadriculada é um bitmap.

É importante considerar o tipo de arquivo da imagem, algumas vezes logo pode ser um bitmap, como um JPG por exemplo, e apresentar uma boa qualidade mesmo com zoom, por isso você deve sempre aplicar realmente um alto nível de zoom imagem até ter certeza absoluta. Um logo em JPG mesmo que com boa qualidade (geralmente arquivos mais pesados, ex: 3 megabytes) não pode ser utilizado para a maioria das impressões gráficas, embora ele funcione perfeitamente para internet e documentos como Word.

Muitas vezes podem existir arquivos comuns para vetores (como o CDR do Corel Draw), mas que na verdade não são vetores, como isso? Eu explico: se você tiver um arquivo em JPG e importa-lo para dentro do Corel Draw ele continuará sendo um bitmap, o simples fato do logo estar dentro de um programa vetorial não o torna um vetor. Para ter certeza você pode utilizar o mesmo método, abra o arquivo no programa (ex: Corel Draw) e dê zoom, se quadricular ele não é um vetor, caso você consiga dar zoom sem que isto ocorra este arquivo está vetorizado.

Também é comum que os designers criem os arquivos vetoriais no Corel Draw ou Adobe Illustrator e exportem em PDF, por ser um arquivo leve e que não necessita de nenhum software específico para ser aberto, e enviem este arquivo PDF para os clientes ou colaboradores. Caso você tenha o logo em PDF vale a mesma regra, dê zoom e veja como fica. Pois não é porque o arquivo é um PDF que é necessariamente vetorial, ele pode ter sido criado de forma incorreta ou até mesmo ter sido exportado de outros programas que não são vetoriais.

Além dos já citados JPG, GIF, PNG e BMP, existem outros arquivos onde você pode ter o logo, como DOC e PPT (Microsoft Word e Power Point, respectivamente) mas estes arquivos NÃO são vetoriais, estes programas trabalham apenas com bitmaps, ou seja, caso seu logo esteja em Word ou PowerPoint você nem precisa dar zoom, com toda certeza ele não é um vetor.

E por fim, caso você tenha pego o logo no site da empresa, na assinatura do e-mail, no Facebook e etc, ele é um bitmap, talvez a pessoa que criou o site ou a assinatura tenha o arquivo vetorial, mas esta versão que está aplicada nesses locais não é vetorial.

Nos chame no WhatsApp